Boa notícia para quem quer aprender francês. E grátis.

logo_francoclic

Novidade para os brasileiros que apreciam a cultura francófona: a Embaixada da França no Brasil e o Ministério brasileiro da Educação acabam de lançar um site para ensinar francês gratuitamente. O método do FrancoClic foi especialmente concebido para o público brasileiro e se divide em cinco módulos.

O primeiro, “Reflets-Brésil”, tem um formato que lembra o das telenovelas e é dedicado à autoaprendizagem. No módulo “Br@nché!”, pensado para ser utilizado em salas de aula, o estudante encontrará episódios do programa francês France Feelings, bem como fichas pedagógicas, exercícios corrigidos e transcrições dos vídeos. “Le monde francophone” apresenta links com informacões e atualidades sobre o mundo francófono, “Agriscola” ensina gramática e termos técnicos do universo agrícola e, finalmente, “Images de France” oferece um grande número de imagens livre de direitos autorais.

A iniciativa é louvável e poderia, inclusive, ser estendida a outros idiomas. Mas o governo brasileiro também deveria se empenhar no ensino da língua portuguesa, especialmente aos expatriad@s e filh@s de brasileir@s que moram no exterior. Disso tratarei a seguir, no próximo post.

0