Doença de Chagas afeta 8 mi de pessoas no mundo

Se engana quem pensa que a doença de Chagas é coisa do passado. E redondamente. Há, no mundo, cerca de oito milhões de pessoas infectadas por esta enfermidade transmitida pelo barbeiro. Estima-se que esta doença mate mais de dez mil indivíduos por ano.

E quem imagina que se trata de uma enfermidade restrita aos países tropicais, se engana novamente. Originalmente endêmica da América Latina, hoje há pessoas infectadas nos Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália e em 16 países da Europa. A Espanha é o país europeu com mais casos de infecção pelo mal de Chagas, seguida de Itália e Reino Unido.

Para saber mais a propagação da doença de Chagas pelo mundo, inclusive pela Europa, converso com o doutor Pedro Albajar Viñas, do departamento de controle de enfermidades tropicais negligenciadas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Viñas, que é meio brasileiro, meio catalão, é responsável pelo programa internacional da OMS para a eliminação da doença de Chagas.

À rádio, o especialista fala sobre a transmissão, diagnóstico e cura da doença de Chagas, além do trabalho da OMS para extinguir a doença. Escute a entrevista concedida à Radio Nacional de España/ Radio Exterior, emissão em português, que começa no minuto 1’30”.

PLAY

Escute a canção “A vida da gente pode ser melhor”, da artista brasileira radicada em Barcelona, Luna Cohen. A música foi composta especialmente para o programa internacional da OMS que tenta eliminar a doença de Chagas.

Imagem_casasape

O barbeiro, inseto transmissor da doença de Chagas, se aloja em casas que se assemelham a ambientes naturais, como as de sapê

 

4