Fábricas de inovação ao alcance de todos

Placas eletrônicas que captam informações sobre a qualidade do ar e a poluição sonora. Casas solares que podem ser baixadas da internet. Skates ou patinetes fabricados a partir do bambu. Materiais têxteis interativos que permitem a confecção de roupas com sensores. Impressoras 3D de edifícios. Estes são alguns projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Fab Lab Barcelona, um dos principais laboratórios de uma rede de mais de 200 Fab Labs espalhados pelo mundo.

Os Fab Labs são oficinas de fabricação digital pessoal, criadoras de tecnologias para a produção de objetos, ferramentas e aparelhos eletrônicos. São ateliês de inovação autofinanciados e estão presentes em mais de 40 países.

Parece um filme de ficção científica, mas aqueles que trabalham nos Fab Labs esperam, para um futuro não muito distante, que a troca de arquivos pela internet e a criação de máquinas de baixo custo reduzam, pouco a pouco, o comércio internacional físico. Assim, em vez de um país importar um objeto, importa seu projeto e o imprime com uma impressora 3D.

O diretor do Fab Lab Barcelona, Tomás Diez, conversa com a emissão em português da Radio Nacional de España/ Radio Exterior sobre estes laboratórios de fabricação digital. E conta como é que estes espaços de criação de tecnologia e inovação têm encarado a crise e também de que maneira podem ajudar a construir cidades mais sustentáveis e inteligentes. Confira a partir do minuto 0,59”.

PLAY
Exemplo de um Fab Lab

Exemplo de um Fab Lab