História para impressionar qualquer “vermutero”

vermut_imagemPoucas bebidas refletem com tantos matizes a identidade europeia como o vermut. Tomar um vermut antes dos almoços domingueiros é uma tradição, especialmente nas regiões banhadas pelo Mediterrâneo. O que poucos sabem é que esta bebida a base de vinho e ervas é uma das mais antigas do mundo. E está estreitamente ligada ao desenvolvimento econômico-social de várias cidades europeias, entre elas Barcelona.

Esta bebida licorosa surge no mercado como “vermut” no século 18, mas a fórmula básica que mistura vinho e ervas maceradas foi inventada na Grécia pelo célebre médico Hipócrates, no século V antes de Cristo. Até a Idade Média, este vinho era considerado um produto medicinal. E somente entre os séculos XVIII e XIX se assumiu como uma bebida para ser degustada como aperitivo.

Na Espanha, especialmente no entorno mediterrâneo, o vermut tem presença constante nos almoços e nas bodegas. Antes de chegar a terras ibéricas, em meados do século XIX, a bebida já estava em voga na Itália e na França. A proximidade geográfica e cultural destes países levou Barcelona a inaugurar esta tradição no país. Você é “vermutero” ou quer saber mais sobre a história do vermut e sua relação com o entorno sócio-cultural de Barcelona? Então escute esta reportagem (minuto 3′).

PLAY
Piazza del Castello, em Turim, berço do vermut

Piazza del Castello, em Turim, cidade italiana berço do vermut
Foto: Carlo Brogi (1850-1925)

3