Música para harmonizar o corpo e a mente

imagem_terapiadosomPitágoras e seus discípulos diziam que o mundo se sustenta pelo som e que uma melodia é capaz de harmonizar todo o seu entorno. A música, portanto, seria uma espécie de medicina para equilibrar os humores do corpo e da mente. Mas a ideia do som como instrumento de cura não se restringe ao passado. Cada vez mais, especialistas têm utilizado como terapia esta prática ancestral.

9u2XxfiIIpgEste é o caso de Pedro Collares, um brasileiro que morou por 11 anos em Barcelona e aqui se iniciou na Terapia do Som, tendo interessantes projetos gravados, como o Onenessound. Entre indas e vindas, já que Collares corre o mundo fazendo terapias, dando cursos e concertos de música curativa, ele regressa temporariamente à cidade, só que com uma novidade da terra brasilis.

yawanawa_medio

Ele trouxe à capital catalã os cantos sagrados dos índios Yawanawá, da Amazônia Brasileira, com quem esteve vivendo alguns meses. Lá na comunidade dos Yawanawá, um povo muito ligado à música, Pedro Collares aprendeu seus cânticos sagrados e também repassou aos índios seus conhecimentos sobre os cantos de outros povos, como os da Índia.

Na entrevista que o terapeuta concedeu à Radio Nacional de España/ Radio Exterior (minuto 3’10”), ele explica todos os pormenores do que é a a terapia do som, como e por que razão funciona e que instrumentos são utilizados nesta tarefa de harmonizar o corpo e a mente. Ele também nos fala sobre os cânticos sagrados dos Yawanawá e nos brinda com algumas canções acompanhadas do hang. Escute a entrevista e como soam os intrumentos musicais e os cânticos sagrados desta comunidade indígena.

PLAY
8