Nostalgia anima gastronomia espanhola no Brasil

comidaespanholamontagem copyQue o fluxo de espanhóis emigrados ao Brasil foi intenso nos últimos anos, e continua sendo, todos já sabem. Mas que empresas de comida espanhola no Brasil tenham mais clientes ibéricos que brasileiros, isso, sim, é uma novidade. Este é o caso da Espacarne, fábrica de embutidos ibéricos instalada em Curitiba, capital do Paraná. Os espanhóis representam 60% da clientela desta empresa, que produz em solo brasileiro todos os seus embutidos espanhóis – chistorra, chorizo, sobrasada e outros produtos -, só que com temperos importados da Espanha.

Para contentar esse público nostálgico e fiel, a Espacarne cogita até fabricar em solo brasileiro o tão apreciado jamón ibérico. O madrilenho Mario Garcia, administrador da Espacarne, conta na entrevista abaixo os detalhes deste plano de expansão, inclusive quanto seria necessário investir para iniciar no Brasil a produção de jamón.

Essa não é a única experiência de Garcia no ramo gastronômico. Também em Curitiba, ele e sua mulher montaram o Tuguiso.es, um negócio especializado em cozinha espanhola, com destaque para as paellas. Mas o empresário e administrador faz um alerta: para iniciar um empreendimento no Brasil, há que seguir atentamente uma “cartilha”. Ele dá todas as dicas nesta entrevista transmitida pela Radio Nacional de España/ Radio Exterior (minuto 3’22”). Confira!

PLAY

 

1