Planejamento urbanístico para mudar a sociedade

Imagem_paisagemurbanaDiogo Pires Ferreira é brasileiro, arquiteto e urbanista. Durante a temporada em que estudou um mestrado na Universitat Politècnica de Catalunya (UPC), teve uma ideia para melhorar a paisagem urbanística e a mobilidade urbana de Barcelona e parte dos planos que bolou com seus colegas já estão sendo implementados na capital catalã.

Ele passou por instuições de ensino de outros países, como Itália e China, e agora aplica seus conhecimentos no Brasil, onde tem avançado com o projeto “Cidade Ideia“, que está dando forma a transformações urbanísticas sem precedentes em cidades brasileiras. São Luís e Porto Alegre são exemplos de capitais cuja malha dos transportes metropolitanos está sendo totalmente remodelada por Ferreira.

Nesta entrevista emitida pela Radio Nacional de España/ Radio Exterior, o especialista nos conta como o desenho urbano de Barcelona lhe inspirou, em que consiste o seu projeto de reordenação dos fluxos viários e de pessoas nas cidades e como usar de maneira eficiente os espaços públicos.

No Brasil, onde os carros reinam sobre os espaços públicos e os centros comerciais são considerados templos de entretenimento, esta missão parece hercúlea. Mas ao reordenar os espaços de circulação de veículos e de pedestres, é possível estimular que o cidadão se apodere dos espaços públicos. Diogo Pires Ferreira fala sobre tudo isso e como uma reorganização dos planos de mobilidade urbana pode mudar a sociedade. Escute!

PLAY

Confira, também, a proposta que a equipe de Diogo Pires Ferreira fez para Barcelona, ideias que foram parcialmente acatadas pela prefeitura daqui.

laciudadidea – corto from la ciudad on Vimeo.

7