Quando ciência e sociedade se encontram

cropped_mdckbucketssmall

Foto: Marga Gual

Não estava no script, mas a cientista espanhola Marga Gual Soler, PhD em Biologia Molecular, acabou se tornando uma espécie de ativista da ciência. Quando colhe os louros em seus trabalhos de pesquisa, ela não perde a oportunidade de denunciar a situação dramática em que se encontra a ciência na Espanha, alvo de sucessivos cortes de investimentos.

A investigadora também é a prova de que as oportunidades para cientistas na Espanha estão cada vez mais escassas. Marga Gual Soler tentou emplacar em seu país um projeto que escreveu com a Unesco para inserir a ciência em outros âmbitos da sociedade. Mas com a crise aqui, não teve guarida.

O trabalho da pesquisadora, no entanto, foi reconhecido pela Georgetown University, de Washington, que pela primeira vez premia um cientista com uma bolsa de liderança competitiva. Nesta entrevista transmitida pela Radio Nacional de España/ Radio Exterior (introdução no minuto 8’05”), Marga Gual Soler fala da situação da ciência na Espanha, de trabalhos que realizou no Brasil e também da simbiose entre ciência e sociedade.

PLAY